Jelena Skendžić - A fundadora da Skintegra

30 | 06 | 2020
Jelena Skendžić - A fundadora da Skintegra


A Skintegra é uma marca de dermocosmética croata que nasceu com o intuito de representar a fusão entre a mais avançada ciência cosmética e a performance de um cosmético de luxo. A sua fundadora, Jelena Skendžić, depois de muitos anos a trabalhar na indústria da beleza decidiu criar a sua própria marca de cosmética quando sentiu na pele os efeitos de um estilo de vida menos saudável.

Foi um prazer entrevistar a Jelena e conhecer melhor a história da Skintegra, uma marca em exclusivo em Portugal na Inouie.

  • Quando surgiu a vontade de criar a sua própria marca de cosméticos?

Quando surgiu ideia de criar a Skintegra, eu já trabalhava na indústria da beleza há anos, aprendendo assim o máximo sobre esta indústria. Fiquei (e ainda estou) fascinada com o cuidado da pele, porque é uma busca contínua por beleza e saúde, que estão interligadas num ritual de amor próprio e refletem-se uma à outra. Quando a nossa pele não está a funcionar bem, é visível. Eu pessoalmente senti isso e o ponto de viragem para minha pele foi quando me surgiu rosácea, após um período de intenso stress, tanto pessoal como profissional. Eu queria mudar a minha vida na totalidade e proporcionar às pessoas afetadas por pele intolerante e altamente reativa - como a minha - produtos que reduzissem o sofrimento de uma pele stressada, danificada e inflamada.

  • Qual é o significado o nome Skintegra?

Skintegra é sinónimo de uma abordagem integral e holística da pele, tão simples quanto isto. Não acredito que exista uma receita para uma pele perfeita. Não existe um creme mágico nem um ingrediente mágico. Existe apenas uma abordagem cientificamente comprovada, formulações sempre em constante desenvolvimento e de alta qualidade. O segredo está na subtileza de uma formulação - ela deve ser robusta o suficiente para suportar desafios químicos, microbiológicos e mecânicos e, ao mesmo tempo, delicada o suficiente para suportar a pele sensível e danificada.

  • O que distingue a Skintegra de outras marcas de cosméticos?

Para mim, tudo diferencia a Skintegra. Pessoalmente, não gosto de declarações de marketing exageradas, acredito na transparência e constante aprendizagem ao longo do processo. Eu quero que os nossos clientes desfrutem dos produtos e que vejam a sua pele melhorar. Quero que eles entendam as nossas formulações e as usem corretamente. Educar e aconselhar os nossos clientes é o que fazemos na Skintegra meticulosamente e diariamente. Na nossa “flagship store” (em Zagreb) todos podem reservar consultas gratuitas com os nossos consultores de cuidados de pele. Não há dúvida de que as nossas formulações são excelentes, mas a nossa forma de pensar sobre como será viver na pele do outro e em conjunto com a comunidade que constantemente inspiramos, é algo de que muito me orgulho.

  • Todos os produtos da Skintegra têm um nome único. Pode-nos contar um pouco da história que está por detrás desses nomes?

Prestamos sempre muita atenção a cada detalhe, o que também significa escolher nomes peculiares! Os nomes dos nossos produtos estão ligados a eventos específicos da minha vida pessoal e refletem a nossa filosofia. Nunca lançamos produtos sem uma consideração cuidadosa. Quem se beneficiará com esta formulação, o porquê de serem esses ingredientes selecionados, como abordar os nossos clientes para que eles entendam o produto? Sempre sonho com um cliente perfeito ao criar a história de um produto. Este raciocínio é muito emocional para mim e, por isso, dou nomes de produtos que poderei lembrar secretamente no futuro. No final de contas, criar algo novo é uma história sobre nascimento, amor e conexão.

  • Hoje em dia assistimos a um crescente aumento de marcas de cosmética ecológicas. Qual é a posição da Skintegra como marca sustentável?

A Skintegra é uma marca vegana vendida estritamente em países onde os testes em animais são proibidos. Eu sou vegetariana, tenho quatro gatos adoptados e a maioria dos meus funcionários é apaixonado por animais. Todos os anos, em dezembro, doamos um dia inteiro de lucro para apoiar organizações locais sem fins lucrativos de abandono de animais, mas este ano também apoiámos financeiramente organizações sem fins lucrativos de direitos humanos. Apostar num mundo melhor é a nossa missão diária. Quanto à sustentabilidade - sim, tentamos melhor diariamente e continuaremos a fazê-lo. Por exemplo, usamos enchimento totalmente biodegradável nos nossos envios e a maioria das nossas embalagens é totalmente reciclável. Contudo, e para além dessas pequenas ações ecológicas (por mais admiráveis que sejam), eu pessoalmente acredito que agir de maneira verde em maior escala é ainda mais importante. É imprescindível responsabilizar as empresas e esperar que elas se envolvam no que é social e ecologicamente progressivo.

  • Porque é que todas as pessoas deveriam de usar Skintegra na sua rotina de beleza?

Não acho que exista uma marca para todos. A diversidade no mercado da beleza e a descoberta lúdica dos cuidados de pele são ótimas. Sei que somos uma empresa sólida e digna de confiança e não há muito mais o que vender. Tudo o que é preciso saber está na descrição do produto e na sua lista de ingredientes. Aprende a ler a lista de ingredientes e nunca mais serás induzido em erro novamente. É o sentimento mais libertador do mundo.

  • Qual é o produto favorito da Jelena?

Para mim, o Infrared foi o produto que mais mudou a nossa linha, porque sinto que a minha pele fica completa quando o uso. Trabalhámos na fórmula por mais de um ano. Quando experimentei a última versão, dei o feedback ao nosso formulador e literalmente chorei lágrimas de alegria. Não consigo explicar melhor. A minha pele está muito mais hidratada, apaziguada e preenchida do que antes e esse efeito permanece. Contudo, tenho que frisar que esta é apenas a minha experiência pessoal e não posso afirmar que esse produto será mágico para todos. Cada pele tem a sua própria história.

  • Se a Jelena tivesse que viver com um só produto, qual seria?

Para além do Infrared? O Solar I é um produto obrigatório devido às suas propriedades de proteção UV. Recomendo diariamente um produto com alto índice de FPS a todos, especialmente se a pele for propensa a inflamações e vermelhidão. Não se pode curar a inflamação sem proteção UV!

OBRIGADA ❤️

Faz parte da Inouïe!

Histórias, dicas e concelhos extraordinários e incríveis do mundo da Inouïe Beauty. Sente-te à vontade para perguntar e tirar todas as tuas dúvidas. Faz parte da Inouïe! Regista-te e fica a par das nossas histórias e novidades.