Sustentabilidade

Na inouïe acreditamos que o segredo da beleza está em cuidarmos mais de nós.

Nós respeitamos o nosso planeta acreditamos na sustentabilidade!

Enquanto marca Inouïe, tentamos ter uma preocupação ambiental, ou seja, o nosso packaging é reciclado e/ou reciclável, reutilizável ou biodegradável, tendo o nosso enchimento um grande destaque por ser feito a partir de amido de milho que é solúvel em água. Tudo que seja de suporto ao nosso negócio, trabalhamos com empresas nacionais, de forma a promover o desenvolvimento económico local.

Somos apaixonadas por beleza e como tal, estudamos, procuramos e testamos marcas distintas, com o principal foco na sua qualidade, mas sempre procurando marcas com uma filosofia mais sustentável.


A Inouïe, nasceu fruto de um sonho em fazer mais e melhor pela beleza das Portuguesas. Somos uma empresa pequena, mas com a ambição de levar mais longe esta vontade e preocupação em cuidarmos mais de nós e da nossa pele!

De seguida, partilhamos alguns exemplos de marcas que demonstram um particular cuidado neste âmbito:

  • Evolve Organic Beauty: Sendo uma marca muito "artesanal", tem uma forte preocupação com a sustentabilidade. Tem uma escolha de packaging que vai desde vidro totalmente reciclável, cartonagens recicláveis, FSC e com métodos de produção ecológicos, e apenas utiliza plástico PET (reciclável) e 75% a 100% reciclado. No que diz respeito à aquisição de matérias-primas, o foco da Evolve é na escolha de fornecedores o mais próximos possíveis e com preferência por aqueles que têm certificação fair trade e práticas sustentáveis, assim como são cuidadosos na escolha de ingredientes ecológicos e éticos.

  • Alex Carro: Uma marca minimalista, com uma linha que apenas tem 6 produtos, que a marca encoraja a misturar entre si, de forma a reduzir o consumo de um elevado número de diferentes produtos cosméticos com usos demasiado específicos. Para além disso, as embalagens são de vidro miron que, para além de ser reciclável, pela sua elevada capacidade de filtrar radiação vísivel e UV aumenta a estabilidade dos produtos (e respectivo tempo de prateleira) e reduz a necessidade de ingredientes conservantes.

  • Oskia: Uma marca que tem como objectivo tornar todo o seu packaging e escolha de ingredientes sustentável. 98% do seu packaging é reciclável, com uma aposta em utilização de papel/cartonagem e vidro recicladaos e/ou reciclaveis. Para além disso, estão a substituir as embalagens de plástico por outras feitas a partir de açucar de beterraba. Também garantem que 97% dos ingredientes e do packaging que utilizam têm origem em fontes sustentáveis.

  • Pestle&Mortar: Uma marca que tem vindo a tomar medidas para diminuir o seu impacto ambiental à medida que tem vindo a crescer. Para além da sua filosofia de formulação minimalista ("Less is more"), existe uma preocupação na utilização de packaging sustentável, desde a utilização de embalagens reutilizadas nos caixotes das suas encomendas, até à remoção do plástico de proteção/selagem das embalagens de cada produto. As embalagens dos seus produtos são de papel e a marca incentiva a sua reutilização ("upcycle before you recycicle").

  • Mádara: Esta marca foi reconhecida em 2016 como a empresa mais "verde" e sustentável da Letónia, de onde é originária. Tem uma política de sustentabilidade muito desenvolvida, desde escolha dos materiais de packaging, escolha dos ingredientes, com aposta em fornecedores locais e dando preferência a produtos naturais e de origem orgânica.

  • Lixirskin: Uma marca empenhada em conduzir os negócios de maneira eco-responsável, reconhecendo a necessidade de melhorar e reduzir continuamente os efeitos adversos no meio ambiente. A formulações e do fabrico dos produtos da Lixirskin são realizados no laboratório em Londres e são no Reino Unido. Nas utilizam nas embalagens primárias, parede dupla, como tampas para permitir a sustentação do tubo ou potes com frasco interno ou sistema com múltiplas camadas de plástico. Permitindo usar menos plástico e ser mais facilmente recicláveis. Os produtos Good Skin Trio e Mini Set, os seus tubos são feitos de LDPE, HDPE e LLDPE, são 100% recicláveis. As tampas são feitas de PP e também são 100% recicláveis.

  • Alpha-H: Uma marca de cosmética que tem vindo a tomar medidas em reduzir o seu impacto no meio ambiente, desde a instalação de paneis solares nas suas fábricas, apoiar e os produtores e fornecedores locais até à conversão dos seus resíduos inorgânicos em composto de alta qualidade que podem ser utilizados, como por exemplo, em substituição de fertilizantes. Todas as embalagens da Alpha-H são recicláveis, sendo 30 a 35% dos seu packaging obtido a partir de material reciclado.