Ácidos Esfoliantes - Os melhores para a tua pele!

07 | 02 | 2022
Ácidos Esfoliantes - Os melhores para a tua pele!

Os ácidos esfoliantes são um dos ingredientes mais interessantes para utilizar na rotina da beleza. Desde a pele sensível até a acneica, os ácidos esfoliantes ajudam a melhorar a textura da nossa pele, fazendo com que se torne mais uniforme e saudável.

A esfoliação permite com a que as células mortas presentes à superfície da pele se desprendam, acelerando assim o ciclo celular dando a origem a uma pele mais suave e luminosa. Os esfoliantes químicos englobam os alfahidroxiácidos (AHAs), betahidroxiácidos (BHAs) e os polihidroxiácidos (PHAs).

Na família dos AHAs, temos o mais famoso ácido glicólico e o ácido láctico. Os AHAs podem ser usados tanto de manhã, como na rotina da noite, dependendo das necessidades e da resistência da pele, assim como da concentração e do pH do produto.

Os alfahidroxiácidos melhoram a textura da pele, graças a sua ação na renovação da pele e ainda melhoram a hidratação, ao evitarem a perda de água transepidérmica. Por outro lado, o ácido glicólico e o ácido láctico, ajudam a combater as manchas, ao inibirem a tirosinase e ainda estimulam a produção de fibroblastos, melhorando o aspeto de rugas e perda de firmeza da pele.

Limpeza:

Alpha-H Liquid Gold Resurfacing Cleansing Cream

Gallinée Foaming Facial Cleanser (1)

Tónicos:

Pestle & Mortar Exfoliate Glycolic Acid Toner (2)

Pestle & Mortar NMF Lactic Acid Toner

Gallinée Face Vinegar

Séruns:

Skintegra Clarion (também contém ácido salicílico) (3)

IRÉN Skin Glow Getter Renewal Serum (3)

Hidratantes:

Alpha-H Balancing Moisturiser & Gentle Exfoliant (4)

Alpha-H Liquid Gold 24h Moisture Repair Cream

Máscaras:

Oskia Renaissance Mask

Alpha-H Liquid Gold Ultimate Perfecting Mask

Gallinée Face Mask & Scrub

Oskia Liquid Mask Lactic Acid Micro-peel


O ácido salicílico é o mais famoso dos BHAs, com capacidade de penetrar nos poros, mantendo-os limpos e evitando a sua obstrução e como consequência a formação de borbulhas. Possuem também propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, sendo uma excelente escolha para quem tem oleosa e com predisposição a desenvolver acne e imperfeições.

Limpeza:

Cosrx Calming Foam Cleanser (1)

Tónicos:

Cosrx BHA Blackhead Power Liquid (2)

Cosrx AHA/BHA Clarifying Treatment Toner (também contém ácido glicólico)

Séruns:

Lixirskin Night Switch BHA/AHA 10%

IRÉN Skin Clearer Days Anti-Blemish Serum

Hidratantes:

Alpha-H Clear Skin Daily Hydrator Gel (4)


Os PHAs são os AHAs de segunda geração, como a gluconolactona ou o ácido lactobiónico. Estes ácidos são mais hidratantes e possui propriedades antioxidantes, sendo uma excelente opção para quem tem a pele seca e/ou desidratada, uma vez que melhoram a textura e restauram a função barreira da pele.

Tónicos:

Skintegra Lumion (também contém AHAs) (1)

Séruns:

Lixirskin Night Switch PHA/AHA 10% (também contém ácido láctico) (2)

Máscaras:

Lixirskin Peel Express (também contém ácido glicólico) (3)


Apesar dos ácidos esfoliantes não serem fotossensibilizantes, podendo serem utilizados no Verão, devemos usar sempre protetor solar devido à sua ação esfoliante que pode tornar a pele mais sensível e reativa ao sol.

Faz parte da Inouïe!

Histórias, dicas e concelhos extraordinários e incríveis do mundo da Inouïe Beauty. Sente-te à vontade para perguntar e tirar todas as tuas dúvidas. Faz parte da Inouïe! Regista-te e fica a par das nossas histórias e novidades.