Mariana Santos - A fundadora da Herbes Folles

18 | 05 | 2021
Mariana Santos - A fundadora da Herbes Folles

A Herbes Folles é uma marca portuguesa de cosméticos fundada pela Mariana Santos. É uma marca especial que utiliza ervas daninhas nos seus produtos e que quer que olhemos para estas ervas de outra forma, dando-lhes a atenção que elas merecem. Estas ervas daninhas desempenham um papel muito importante nos nossos ecossistemas e são uma fonte de nutrientes e antioxidantes!

Foi um prazer entrevistar a Mariana e conhecer melhor a história da Herbes Folles, a primeira marca portuguesa na Inouïe.

  • Quando surgiu a vontade de criar a sua própria marca de cosméticos?

Esta vontade surgiu a par de duas grandes mudanças na minha vida: a volta para Portugal e ter-me tornado mãe. Decidimos que não trabalharia no primeiro ano de vida da minha filha, o que me permitiu voltar a estudar. E instalado.as numa aldeia, numa casa com horta, permitiu-me tornar-me muito próxima das plantas, que eram precisamente o meu "objeto de estudo". Tomei-me de amores pelas que cresciam entre os legumes plantados, pronto. Queria muito ter um negócio meu, lançar um projeto que me apaixonasse, e que me permitisse ter mais disponibilidade de horários para acompanhar a minha filha. Tinha algum dinheiro de parte que me permitia dar esse passo. E portanto, pouco a pouco, a ideia de criar uma marca de cosméticos com plantas espontâneas foi crescendo na minha cabeça - e, mais tarde, fora dela.

  • Qual é o significado o nome Herbes Folles?

Herbes folles é Herbes = ervas Folles = loucas. São portanto aquelas plantas que crescem sem (a nossa) ordem.

  • O que distingue a Herbes Folles de outras marcas de cosméticos?

É precisamente o facto de darem um lugar de honra a essas plantas! Apesar de já serem usadas por muitas marcas, apercebi-me que não havia nenhuma que trabalhasse essa dimensão: o facto de serem plantas medicinais que carregam uma espécie de estigma, chamadas de "daninhas". E eu, que adoro perguntas, achei que fazia sentido fazer esta: como assim, ervas "daninhas"? Porquê, para quem, desde quando... Acho que faz todo o sentido encontrar formas de incorporar estas plantas na nossa vida, e de as acarinhar: tanto porque são comuns e omnipresentes nos espaços que também habitamos, como porque são seres que precisam de muito poucos recursos para viver - e isso, sobretudo no momento que atravessamos, é no mínimo inspirador.

    • Hoje em dia assistimos a um crescente aumento de marcas de cosmética ecológicas. Qual é a posição da Herbes Folles como marca sustentável?

    É para mim um dos nossos pilares: tenho uma filha, e quero muito deixar-lhe um mundo "vivável". Amo profundamente este planeta, que é incrivelmente belo e diverso, e acho inacreditável a facilidade com que o destruímos. Para além do cuidado na escolha dos fornecedores, também a escolha das embalagens foi algo ao qual tomei muita atenção. Decidi procurar uma certificação porque sei que há muita desinformação por aí, e não queria ser parte disso. Os nosso produtos são mesmo naturais, os nossos fornecedores são mesmo cuidadosos, e por aí em diante. Somos também membros da ONG 1% for the Planet. E eu entendo a sustentabilidade como uma procura e pesquisa contantes, e na maior parte do tempo tenho mais perguntas que respostas. Mas sem dúvida que "como podemos melhorar, tanto a nível social quanto ambiental (estando estas duas dimensões muito interligadas)?" é uma questão que me acompanha.

    • Porque é que todas as pessoas deveriam de usar Herbes Folles na sua rotina de beleza?

    Aqui seguem as três principais razões: 

    - Os nossos produtos são feitos com excelentes ingredientes. Eu tenho muito cuidado na escolha dos fornecedores, uma vez que considero que o que realmente importa em qualquer tipo de produtos é a qualidade das matérias primas. 

    - As plantas que o nosso produtor de extratos utiliza são (com exceção do hipericão) colhidas no seu estado selvagem, o que significa que elas têm uma maior vitalidade e concentração de propriedades. 

    - Porque são produtos multiusos, que permitem diminuir a nossa pegada ecológica.

    • Qual é o produto favorito da Mariana?

    A Névoa, adoro o cheiro, a leveza... para mim é o produto perfeito para começar o dia!

    • Se a Mariana tivesse que viver com um só produto, qual seria?

    Acho que o Diáfano: uso como produto de limpeza, óleo noturno, para ajudar a desembaraçar os cabelos da minha filha... e mais uma vez, adoro o cheirinho!

    OBRIGADA ❤️

    Faz parte da Inouïe!

    Histórias, dicas e concelhos extraordinários e incríveis do mundo da Inouïe Beauty. Sente-te à vontade para perguntar e tirar todas as tuas dúvidas. Faz parte da Inouïe! Regista-te e fica a par das nossas histórias e novidades.