Retinol - Tudo o que precisas de saber!

23 | 06 | 2020
Retinol - Tudo o que precisas de saber!

O que são os retinóides?

Retinóides é o nome que se dá a todo o conjunto de ingredientes ativos cosméticos derivados da vitamina A que ao serem aplicados na pele se transformam em ácido retinóico. Sendo que alguns destes derivados são mais eficazes e sensibilizantes que outros.

Dentro desta família de retinóides os mais utilizados nos produtos cosméticos são o retinol, palmitato de retinilo (retinyl palmitate), propionato de retinilo (retinyl propinoate) e retinaldeído (retinaldehyde).

Benefícios do retinol e de outros derivados da vitamina A

Alguns dos benefícios mais conhecidos são:

  • Aumentam a produção de colagénio e elastina, o que quer dizer que reforçam a estrutura da pele levando a uma diminuição de rugas e linhas de expressão.
  • Potencia a renovação celular melhorando a textura, aparência e aspeto da pele. Associado a este efeito, existe uma melhoria das imperfeições cutâneas como pontos negros e poros obstruídos.
  • Reduzem a produção de melanina, o que melhora o aspeto das manchas.
  • Regulam a produção de sebo.

Como incluir retinol na rotina de beleza? 

Apesar de serem ingredientes estrela no combate ao envelhecimento cutâneo, os retinóides podem provocar alguns efeitos adversos na pele e, por exemplo, não podem ser utilizados por grávidas.

É normal que nas primeiras utilizações se sinta a pele mais sensível, a repuxar, com descamação e irritada, ainda assim, estes efeitos podem ser minimizados se a sua utilização for correta, iniciada lentamente e em conjunto com os produtos adequados.

Assim sendo, o retinol deve ser aplicado à noite numa pele bem seca e deves esperar uns 10 minutos antes de seguir com o resto da rotina (por exemplo no caso de ser um sérum). No dia seguinte deves dar prioridade a uma rotina com produtos hidratantes e sem nunca esquecer o protetor solar.

A introdução de cosméticos com retinol ou de outros derivados da vitamina A deve ser lenta e progressiva para favorecer a adaptação da pele e diminuir a probabilidade de irritação. Numa fase inicial também deve ser evitado o uso concomitante com outros ingredientes ativos, como os alfahidroxiácidos.

Sugestões de produtos com retinóides

Pele mista:

Oskia Retinoid Sleep Serum Level 1 (1)

Lixirskin Night Switch Retinol 1%

Alpha-H Vitamin A 0,5%


Pele sensível:

Pestle & Mortar Superstar Retinoid Night Oil (2)

Pele madura:

Oskia Super 16 Serum (3)

Alpha-H Beauty Sleep Power Peel (4)

Este é um dos nossos ingredientes ativos que não dispensamos da nossa rotina de beleza. Qual é o ingrediente que não dispensas?

Cuida de ti, cuida da tua pele!

Faz parte da Inouïe!

Histórias, dicas e concelhos extraordinários e incríveis do mundo da Inouïe Beauty. Sente-te à vontade para perguntar e tirar todas as tuas dúvidas. Faz parte da Inouïe! Regista-te e fica a par das nossas histórias e novidades.