5 motivos para usar um tónico facial

25 | 02 | 2020
5 motivos para usar um tónico facial

O tónico para o rosto é um cuidado de beleza que não pode falhar na rotina Inouïe. Depois de descobrires as diferenças que um tónico pode provocar na tua pele, não vais querer “saltar” este passo tão importante da rotina de beleza. 

Tal como qualquer cuidado de beleza, antes de introduzires um tónico facial na tua rotina, deves ter sempre em atenção o teu tipo de pele, neste caso, se é uma pele oleosa, mista, seca ou sensível. Depois de selecionado o teu tónico, é só utilizá-lo de manhã e à noite na pele, depois de limpa e antes de colocares o sérum e/ou creme de rosto. 

Um tónico facial é uma loção que pode ser aplicado com algodão/ compressa ou se preferires podes colocar diretamente uma pequena porção no rosto, massajando suavemente com as mãos até à sua absorção completa. 

Afinal, porque é que todos devemos usar um tónico facial na nossa rotina de beleza? 

1 - Reduz o tamanho dos poros 

        Muitos dos tónicos contêm ácidos na sua composição que promovem uma exfoliação e remoção das células mortas da nossa pele. Uma vez que penetram no poro, eles ajudam a remover a oleosidade oxidada, levando a uma diminuição da sua dilatação e aparência. 

        2 - Regula o pH da pele 

          O pH da nossa pele é naturalmente ácido, contudo, é normal que durante a limpeza do rosto esse pH seja alterado para alcalino, sendo importante utilizar um tónico facial para restaurar o pH natural da nossa pele de forma a manter a barreira da pele saudável e pronta para receber os cuidados seguintes da nossa rotina de beleza.   

          3 - Aumenta a proteção da pele 

            Ao ajudar a reduzir o tamanho dos poros e a regular o pH da pele após a limpeza de rosto, o tónico ajuda a diminuir acumulação de impurezas e muitas vezes constituintes da água, como o cloro e outros minerais, que levam ao aparecimento de sensibilidade, acne e envelhecimento precoce da nossa pele. 

            4 - Melhora a ação do sérum e hidratante 

              O tónico ajuda a desobstruir os poros, fazendo com que o sérum e/ou creme penetrem em maior profundidade na nossa pele, aumentando a sua eficácia. 

              5 - Melhora a textura e luminosidade da pele 

                O uso de tónico no nosso rosto, ajuda a remover as células mortas da nossa pele, levando a uma exfoliação natural. Isto faz com que melhora a textura da pele do rosto, tornando-a mais saudável e radiante. 

                Agora que já não tens motivos para não utilizar um tónico facial na tua rotina de beleza, sugerimos-te algumas opções de tónicos faciais adaptados a cada tipo de pele: 

                Pele Oleosa: 

                Importante usar tónico com ação adstringente e que ajude a remover e a regular o excesso de oleosidade, nomeadamente tónicos com AHA (alfa hidroxiácidos) e BHA (beta hidroxiácidos). 

                Pele Mista: 

                Deve utilizar um tónico que ajude a remover a oleosidade da pele, mas que não a deixe ressequida. 

                Pele Seca: 

                Dar importância a um tónico sem álcool e que ajude a melhorar o nível de hidratação da pele. 

                Pele Sensível: 

                Deve utilizar um tónico de preferência sem perfume e álcool e que ajude a melhorar a barreira natural da nossa pele. 

                Faz parte da Inouïe!

                Histórias, dicas e concelhos extraordinários e incríveis do mundo da Inouïe Beauty. Sente-te à vontade para perguntar e tirar todas as tuas dúvidas. Faz parte da Inouïe! Regista-te e fica a par das nossas histórias e novidades.