5 Tipos de Manchas na Pele

22 | 10 | 2019
5 Tipos de Manchas na Pele

Preocupaste com as manchas na pele? Então este tema é para ti!

As manchas ou hiperpigmentações são caracterizadas por uma produção excessiva de melanina, pigmento responsável por dar cor à nossa pele.

Existem várias causas que levam ao aparecimento de uma mancha na pele. Contudo, devido à exposição solar, é depois do Verão que sentimos que surgiram manchas novas ou as que já tínhamos agravaram-se.

Sabe-se que existem imensas mulheres que sofrem deste problema e que muitas das vezes leva a perda da sua auto-estima. Vamos conhecer os diferentes tipos de hiperigmentações que pode surgir na pele:

  1. Genéticas ou mais conhecidas pelas sardas e sinais. Ambos surgem devido à nossa genética, contudo, o aparecimento de sinais não são influenciados pela exposição ao sol ao contrario das sardas.

  2. Melasma surge principalmente no rosto de uma forma simétrica, nas maças do rosto, dorso do nariz, lábio superior, queixo e testa. O melasma pode surgir devido a alterações hormonais, toma de medicamentos ou por exposição solar repetida. Muitas vezes o melasma surge durante a gravidez, também conhecido por colasma ou “pano da gravidez”.

  3. Lentigo solar ou mais conhecido por “manchas da velhice”, surgem nas zonas da pele expostas e é provocado por exposição excessiva e repetida ao sol.

  4. Por medicamentos. Existem medicamentos que podem causar manchas, por fotosensibilidade. Certos antibióticos, anticonceptivos, perfumes, corantes, entre outros, podem levar a um eritema da pele devido à exposição solar.

  5. Pós-inflamatória. A mancha surge depois de um processo agudo ou crónico na pele, nomeadamente em lesões de acne, herpes, feridas ou eczemas. 

Devemos sempre apostar na prevenção do aparecimento da mancha, usando um protetor solar com índice de UVA e UVB elevado diariamente. É importante usar na nossa rotina de beleza um cuidado de dia para prevenir o aparecimento das manchas, bem como um cuidado noturno que estimule a renovação da nossa pele.

As manchas é algo que tende-se agravar à medida que vamos envelhecendo, por isso devemos cuidar bem da nossa pele e apostar sempre na prevenção.

Faz parte da Inouïe!

Histórias, dicas e concelhos extraordinários e incríveis do mundo da Inouïe Beauty. Sente-te à vontade para perguntar e tirar todas as tuas dúvidas. Faz parte da Inouïe! Regista-te e fica a par das nossas histórias e novidades.