Antioxidantes – Porque deves usar na tua rotina de beleza!

14 | 02 | 2022
Antioxidantes – Porque deves usar na tua rotina de beleza!

Os antioxidantes tornaram-se nos últimos anos um dos ingredientes imprescindíveis da rotina de beleza. Podemos encontrar vários produtos com estes ingredientes, cuja a sua função é prevenir o envelhecimento e manter a pele saudável e radiante. Mas afinal o que são antioxidantes e qual a importância em utilizarmos diariamente na nossa rotina de beleza?

Os antioxidantes são substâncias que impedem a oxidação de outra molécula, evitando a produção de radicais livres e consequentemente, evitam o dano que estes possam provocar na nossa pele. Os antioxidantes impedem também que as enzimas metaloproteinases de matriz extracelular possam degradar o colagénio dérmico, prevenindo assim o envelhecimento prematuro da pele.

Os antioxidantes possuem essencialmente a função de prevenir os danos oxidativos na pele e não propriamente tratar os sinais de envelhecimento que possam estar instalados. Muitos dos antioxidantes possuem também uma ação anti-inflamatória e de proteção da pele ao dano induzido pela radiação UV e luz visível. Os antioxidantes são substâncias altamente instáveis e que se descompõem muito rapidamente, sendo importante que a sua formulação e armazenamento seja feito com cuidado, de forma a garantir a sua eficácia.

Existem muitos ingredientes com capacidade antioxidante, como por exemplo a Vitamina C, Niacinamida, Ácido Ferúlico, Vitamina E ou o Resveratrol.

A vitamina C ou ácido ascórbico, a sua forma mais ativa, é um dos antioxidantes mais populares na cosmética, podemos encontram sob diversas apresentações e concentrações, tendo como papel principal uma ação protetora, anti-inflamatória, despigmentante e ainda promove um aumento de síntese de colagénio. Pode ser utilizado por qualquer tipo de pele, contudo, em concentrações mais elevadas, pode ser mais irritante para uma pele mais sensível ou reativa.

A vitamina E evita a degradação do colagénio, possui propriedade anti-inflamatórias e por ser um azeite, melhora a hidratação e confere suavidade à superfície da pele. Este antioxidante acaba por ser interessantes para quem possui uma pele sensível e/ou seca e agredida.


Niacinamida ou Vitamina B tem vindo a ganhar cada vez mais fãs pela sua propriedade anti-inflamatória e sebo-reguladora. Ajuda a melhora textura e os aspecto dos poros, possuindo também uma ação despigmentante da pele.


O resveratrol é um polifenol obtido a partir da uva e possui uma ação anti-inflamatória, ajuda no combate das manchas e protege a pele dos danos provocado pela radiação UVB.


Ácido Ferúlico é um potente antioxidante com ação nas manchas e na inflamação e ainda ajuda a evitar o envelhecimento da pele ao estimular a síntese de colagénio e elastina.

Cuida de ti! Cuida da tua pele com a Inouie! ❤

Faz parte da Inouïe!

Histórias, dicas e concelhos extraordinários e incríveis do mundo da Inouïe Beauty. Sente-te à vontade para perguntar e tirar todas as tuas dúvidas. Faz parte da Inouïe! Regista-te e fica a par das nossas histórias e novidades.