Sérum: Porque é que deves usar um!

01 | 03 | 2020
Sérum: Porque é que deves usar um!

Numa rotina Inouïe nunca pode faltar um sérum para o rosto e hoje vais ficar a saber porquê.

Os séruns são produtos relativamente recentes no mundo da beleza, mas que vieram para ficar e já se tornaram essenciais para uma boa rotina de cuidado da pele.


Mas afinal o que é um sérum?

Um sérum é um produto que normalmente é feito à base de água e sem ingredientes oclusivos (como o óleo mineral), o que leva a que se absorvam mais rapidamente e penetrem mais profundamente na pele. Para além disso, um sérum de rosto é um produto altamente concentrado em ingredientes ativos, como antioxidantes, vitaminas, hidratantes, exfoliantes ou ingredientes anti-envelhecimento (retinol, péptidos).

Quando devo usar um sérum?

O sérum deve ser usado depois da limpeza / tónico e antes do hidratante facial. Deve ser sempre usado antes do hidratante facial, porque regra geral os hidratantes têm ingredientes mais pesados que podem dificultar a absorção do sérum.

Podes incluir um sérum de rosto tanto na rotina de dia como na rotina de noite. Existem séruns que apenas devem ser usados de dia, como séruns com vitamina C, e outros séruns que apenas devem ser usados de noites, como séruns com retinol.

Um sérum substitui um hidratante?

Sim e não. Se tiveres a pele oleosa é possível que possas dispensar o hidratante, por exemplo numa rotina de dia poderias passar do sérum diretamente para o protetor solar. Se tiveres uma pele seca ou desidratada já não aconselhamos dispensar o hidratante, uma vez que, o hidratante vai permitir que a pele consiga reter a água ao longo do dia.

Qual é o sérum mais indicado para mim?

Deves escolher um sérum de rosto tendo em conta as necessidades e preocupações da tua pele. 


Pele mista

Muitas das vezes uma pele mista também é uma pele desidratada, por isso, irá beneficiar de um sérum hidratante, com ingredientes como o ácido hialurónico.

Pestle & Mortar Pure Hyaluronic Serum

Evolve Hyaluronic Serum 200

Pele oleosa

A pele oleosa também pode optar por séruns hidratantes (tal como a pele mista) ou séruns que irão controlar a oleosidade e o aparecimento de borbulhas.

Evolve Rainforest Rescue Blemish Serum

Alpha-H Vitamin B

Pele sensível

Para este tipo de pele deve-se dar preferência a séruns calmantes e que ajudem a restaurar e manter a barreira de proteção natural da pele.

Gallinée Youthful Serum

Pele Seca

Se tens a pele seca deves optar por séruns hidratantes, sem nunca dispensar o uso de hidratante.

Mádara SOS Hydra Repair Intensive Serum

Séruns com ingredientes que retardam o envelhecimento

- Vitamina C

Oskia Renaissance Brightlight Serum

Alpha-H Vitamin C

- Retinol

Oskia Retinoid Sleep Serum Level 1

- Backuchiol

Oskia Super 16

Agora que já sabes o que é um sérum e qual o mais indicado para a tua pele, vais incluir este passo na tua rotina de pele?

Faz parte da Inouïe!

Histórias, dicas e concelhos extraordinários e incríveis do mundo da Inouïe Beauty. Sente-te à vontade para perguntar e tirar todas as tuas dúvidas. Faz parte da Inouïe! Regista-te e fica a par das nossas histórias e novidades.